segunda-feira, 9 de maio de 2011

A história das Coisas



Extrair. Produzir. Distribuir. Consumir. Tratar o lixo. O mundo em que vivemos hoje é muito diferente de alguns anos atrás. A globalização e o consumismo exagerado são as principais válvulas desse nosso sistema atual.
As cincos palavrinhas do início do texto resumem no que se baseia esse sistema, onde se visa mais lucro do que o bem estar, a saúde e a educação das pessoas.
é por meio da extração que se obtêm a matéria-prima para a produção dos produtos.Mas não nos damos conta de que se apenas destruirmos, sem repor os recursos naturais eles irão, em  pouco tempo, se extinguir e isso afetará toda a população mundial.
Na produção usamos energia para misturar químicos tóxicos com recursos naturais para produzir contaminados com tóxicos. Grande parte da população que consome esses produtos não faz ideia do tamanho dano que esses tóxicos causam a nossa saúde e ao meio em que vivemos. São milhares de produtos produzidos todos os dias para que sejam oferecidos a nós através de propagandas que estão por todos os lados.
A distribuição desses produtos se dá por meio do comércio, da exportação e da importação. Temos em nosso país muitos produtos internacionais. O consumismo afeta desde as classes mais baixas e miseráveis até o mais altos nível da sociedade. Todas as pessoas participaram desse sistema, direto ou indiretamente.
Chega a hora de consumir esses produtos. Num mundo onde o que move as pessoas é o consumismo, quem não participa ativamente desse processo não agrega valor dentro da sociedade. É preciso comprar, estar sempre atualizando, adquirindo novas tecnologias e novos produtos para se firmar dentro dessa sociedade  "moderna" dos dias atuais.
O tratamento do lixo deveria ser levado mais sério dentro do sistema, pois se apenas usarmos e jogarmos fora, chegará a hora em que não haverá mais lugar pra tanto lixo. Reciclar o lixo ajuda, ajuda sim e é muito importante, mas não suficiente. É preciso muito mais, é preciso mudar radicalmente nossas atitudes para que as mudanças comecem a ser sentidas.Cerca de 99% de tudo que consumimos vira lixo em menos de seis meses.
Enfim, vivemos em uma sociedade onde o lucro e a globalização são os carros-chefes. Ou compramos e consumimos, ou estaremos deslocados dentro da sociedade. O lucro é mais importante do que o bem-estar das pessoas, do que a saúde e a educação. E se essas atitudes continuarem, não iremos muito longe. É preciso mudar para evoluir. Pois o planeta está pedindo socorro de todas as formas possíveis e só falta a nós enxergar e mudar essa situação, afinal nós somos o sistema.

Um comentário:

Deixe aqui sua opinião!